Arredores

Arredores

Fique a conhecer alguns dos locais culturais que pode visitar.

evora1
evora2
evora3

Évora

Évora é a capital do Alentejo e Património Mundial da UNESCO desde 1986. O centro antigo da cidade ainda é cercada por muralhas medievais e apresenta um grande número de monumentos que datam de vários períodos históricos, incluindo a catedral do século 13 e o bem preservado Templo Romano de Diana.

evoramonte1
evoramonte2
evoramonte3

Evoramonte

Evoramonte está situado num dos pontos mais alto da Serra d’Ossa. Notável é o Castelo, iniciado em 1160 no período gótico, e depois ampliado em séculos posteriores, em estilo manuelino.

estremoz1
estremoz2

Estremoz

Estremoz situa-se no centro de uma área famosa para as numerosas pedreiras de mármore. A colina do castelo com a torre de mármore domina a vasta praça da cidade conhecida como o Rossio, local de um dos mais importantes mercados de Portugal, realizado todos os sábados.

vilav1
vilav2
vilav3
vilav4

Vila Viçosa

A cidade de Vila Viçosa é dominada pelo Paço Ducal, a última residência da monarquia Portuguêsa, e pelo antigo Castelo. Como em Estremoz, o mármore é o material de construção dominante: o caminho para Borba está alinhado com enormes pedreiras de mármore e na cidade tudo, desde os pavimentos até o edifício mais humilde, é feito de pedra local.

juromenha1
juromenha2
juromenha3
juromenha4

Juromenha

Nesta pequena aldeia as grandes ruínas da antiga fortaleza dominam a paisagem com vista para o Rio Guadiana e a fronteira espanhola. Juromenha foi dado o seu nome por Júlio César, que se diz ter atravessado o rio Guadiana aqui ao conquistar a Península Ibérica.

s.pedro1
s.pedro2
s.pedro3

São Pedro do Corval

Uma típica aldeia alentejana, São Pedro do Corval é amplamente conhecido como o centro da cerâmica artesanal. A aldeia abriga a maior comunidade de artesãos de Portugal, com cerca de 35 fábricas de cerâmica.

monsaraz1
monsaraz2
monsaraz3
monsaraz4

Monsaraz

Monsaraz é uma pequena vila murada que mantém uma atmosfera medieval deliciosa. Foi originalmente fortificada pelos Cavaleiros Templários, e hoje os seus residentes vivem nas casas brancas antigas com escadarias exteriores e varandas de ferro forjado. A aldeia está localizada no topo de uma colina, de onde pode desfrutar de uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.

praia_amieira1
praia_amieira2
praia_amieira3

Praia Fluvial da Amieira

É a mais jovem das praias alentejanas e fica localizada perto da aldeia de Amieira, no concelho de Portel. Com cerca de 600 metros de areal e uma zona relvada, é a terceira praia da albufeira de Alqueva.

praia_monsaraz1
praia_monsaraz2
praia_monsaraz3

Praia Fluvial de Monsaraz

A Praia Fluvial de Monsaraz, situa-se no Centro Náutico de Monsaraz, numa zona interior longe do mar e aliando as ofertas já existentes no concelho de Reguengos de Monsaraz, à primeira praia fluvial da albufeira de Alqueva.
A Praia Fluvial de Monsaraz tem todas as caraterísticas de ambientais, de segurança e de conforto necessárias para conseguir o galardão Bandeira Azul deste a data da sua abertura na época balnear de 2017.